
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), segue intensificando as ações do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito. Nesta terça-feira (20/5), uma equipe de agentes e educadores realizou uma blitz educativa no semáforo do Recreio Ipitanga, na Rua José Ernesto dos Santos, próximo ao canal. Com o tema “Desacelere – Seu bem maior é a vida!”, a iniciativa distribuiu panfletos e orientou motoristas, motociclistas e pedestres sobre práticas essenciais para um trânsito mais seguro.
Entre as recomendações destacadas estão o uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo; a utilização de cadeirinhas e bebê-conforto para o transporte de crianças; o respeito aos limites de velocidade e a atenção redobrada em áreas escolares e hospitalares. A equipe também reforçou a importância do uso do capacete por motociclistas e os riscos de utilizar o celular ao volante, através de panfletos educativos.
“É fundamental levar as ações de educação no trânsito para onde as pessoas estão, nas ruas, enfrentando situações reais. Nosso objetivo é lembrar a todos que desacelerar e seguir as regras pode salvar vidas”, destacou a subsecretária da SEMOB, Verônica Lemos. A mensagem da campanha busca conscientizar sobre a necessidade de priorizar a segurança, evitando acidentes e garantindo que todos cheguem bem em casa.
Estefani Soares, de 23 anos, reforçou a importância de todos respeitarem as normas. “Muita gente reclama sobre carros que não param quando o sinal fecha e pessoas que atravessam fora da faixa de pedestre e com a sinaleira aberta. Por isso, eu sempre digo que o mais importante é o respeito. Todos devem cuidar de si e do próximo no trânsito. Utilizam o trânsito idosos, gestantes, crianças, pessoas com mobilidade reduzida e todo mundo precisa de cuidado e atenção”, refletiu a moradora de Itinga.
Ao longo do mês, diversas ações estão sendo realizadas em diferentes pontos da cidade, reforçando a importância do respeito às leis de trânsito e da convivência harmoniosa entre motoristas, ciclistas e pedestres. O objetivo é lembrar que o bem maior de todos é a vida.