
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), marcou presença na 6ª Reunião do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, que começou nesta quinta-feira (22/5) no Hotel Intercity, em Salvador. O evento reúne gestores e técnicos de cidades baianas para discutir desafios e soluções em transporte, segurança viária e políticas públicas de mobilidade.
A subsecretária da SEMOB, Verônica Lemos, representou o município e destacou a importância da integração para avançar na qualidade do trânsito. “Os debates mostram que temos desafios em comum, como a necessidade de trabalhar a mobilidade de forma transversal e com inteligência no sistema de transporte, adequando soluções viáveis. Essa troca de experiência é essencial para aprimorar nossas políticas”, afirmou.
Um dos principais temas em discussão foi a municipalização do trânsito, processo que transfere aos municípios a gestão completa do sistema, incluindo fiscalização, engenharia de tráfego e educação para o trânsito. A medida visa desburocratizar processos e aproximar as soluções das realidades locais.
Além disso, o encontro abordou tecnologias para segurança viária e modelos sustentáveis de transporte, como os ônibus elétricos. A ação, que segue até sexta (23/5), conta com a participação de especialistas de nível nacional e internacional.
O fórum é uma realização Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), criada em 2022, com o objetivo de fomentar a cooperação entre os municípios baianos. Durante o evento haverá a eleição da nova diretoria que comandará a entidade no biênio 2025-2027.
Para Lauro de Freitas, a participação reforça o compromisso com melhorias na mobilidade urbana, alinhando-se a políticas inovadoras. Segundo Alexandre Rezende secretário-executivo do Fórum Nacional e também da ANTP, “a principal tarefa é compartilhar experiências exitosas nas cidades. Esse é um espaço para falar o que deu certo e quais são as agruras e a busca por solução”, disse.
Saulo Figueiredo, diretor-executivo do Fórum Baiano e ex-secretário de Mobilidade de Feira de Santana disse que o desafio dos gestores é complexo. “Fazer gestão de mobilidade urbana é uma atividade de alta complexidade e essa troca de experiências é o que faz com que muitos gestores possam se conectar e construir pontes”.
A iniciativa contou com o apoio da Perkons Connect Bahia, empresa especializada em tecnologia para gestão de trânsito, e da ANTP, consolidando-se como um espaço estratégico para o desenvolvimento urbano na Bahia.
Fonte: