
A Prefeitura de Lauro de Freitas participou do lançamento do Programa Mais Ciência na Escola Bahia (MCE-BA), através do projeto Rede Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Inovação em Territórios Escolares (Rede-ICTITE). Em uma cerimônia, realizada nesta segunda-feira (19/5), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, o evento teve o objetivo de disseminar a cultura ‘maker’ (faça você mesmo), por meio da implantação de laboratórios ‘maker’.
Representado o município, a titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires Andrade, comemorou a entrega de seis kits do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com materiais didáticos e ferramentas tecnológicas para apoiar a educação e a pesquisa em ciência, tecnologia e inovação nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
A proposta inclui promover o letramento digital e a formação científica de estudantes em escolas públicas. “Levaremos ciência para os nossos alunos, desenvolvendo novas habilidades, rumo a educação de qualidade que estamos fortalecendo”, explicou Tamires. Os kits incluem: ferramentas manuais, equipamentos eletrônicos, multímetro digital, materiais de papelaria e informática, equipamentos de fabricação digital, além de Luvas, óculos de proteção e componentes de robótica, a exemplo de motores, sensores e baterias.
Em um espaço cultural, chamado de Trilha da Inovação, do Programa PopCiência, Tamires Andrade conheceu os estandes dedicados à promoção da ciência, tecnologia e inovação e conversou com os jovens expositores sobre como fomentar o interesse dos alunos da rede pública nessas temáticas. “Estamos encantados em observar o resultado de muitos trabalhos que são realizados por estudantes baianos, em breve, teremos ações de alunos da nossa rede em espaços como esse. Estamos ansiosos”, declarou a gestora da SEMED. Entre as propostas estão produtos feitos a partir de plantas medicinais e saberes populares indígenas e a criação de um robô de serviços, por meio da tecnologia de biorobótica, que é a aplicação de princípios biológicos na concepção e construção de robôs e sistemas autônomos.
Os seis kits do município serão distribuídos entre as escolas municipais Amauri Montalvão, Dois de Julho, Gregório Pinto de Almeida, de Ipitanga, Miguel Arraes e Solange Coelho. Ainda na oportunidade, foi apresentada a Lei que institui o Programa de Promoção, Popularização e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação – PopCiência Bahia, além do lançamento do Edital Clubes de Ciências – FAPESB/SECTI/SEC.
Fundadora do clube de ciências Orbitz, do Colégio Estadual da Bahia (Central), Fernanda Brito, promove iniciação cientifica na rede pública e celebrou o fomento à ciência. “É importante que os alunos possam desenvolver projetos e estar em espaços que fomentem a prática cientifica. Essa ação é fundamental na esfera estadual e municipal. É com alegria que recebemos a gestão de Lauro de Freitas, neste momento histórico para Bahia, que essa ação nos permita criar redes em outras cidades.
Essa é uma iniciativa da Fiocruz Bahia, em parceria com instituições de ciência, tecnologia e inovação, secretarias municipais e estadual de educação e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e integra a celebração dos 40 anos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que instalará no local uma exposição comemorativa intitulada Caravana da Ciência.
O Programa Mais Ciência na Escola Bahia é uma iniciativa do MCTI, do Ministério da Educação (MEC), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).