
Dando continuidade ao trabalho integrado de secretarias municipais, neste sábado (3/5), gestores, técnicos e colaboradores da Prefeitura de Lauro de Freitas estiveram ao longo do dia nas ruas, intensificando os trabalhos e atendendo a população para minimizar os danos provocados pelas chuvas, que atingem a cidade desde a madrugada de sexta-feira (2/5). Em apenas 72 horas, foram registrados 149 milímetros (mm) de precipitação, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Apesar da intensidade das chuvas, na última madrugada não houve chamados de emergência. Para tanto, a cidade permanece em alerta máximo, com equipes de prontidão. As secretarias municipais de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública (SSPLF), Mobilidade Urbana (SEMOB) e de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) seguem empenhadas para atender às demandas registradas pela Central de Monitoramento da cidade.
“Entramos de imediato realizando ações emergenciais para reduzir danos e garantir a segurança da população”, informou a secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Joselene Cardim.
Para auxiliar na vazão da água, foram abertas as barragens no bairro do Jambeiro e a Defesa Civil mantém monitoramento constante nas áreas próximas. “A abertura da barragem é um fator normal quando há grande fluxo de chuva. Serve como alívio de pressão do volume hídrico”, explicou Handerson Fábio Alves, superintendente de Proteção e Defesa Civil de Lauro de Freitas.
Apesar das chuvas, o trânsito segue fluido, mas com pontos de atenção. A SEMOB monitora o tráfego em situações de grandes congestionamentos, mas com alguns pontos de retenção devido ao acúmulo de água.
Neste sábado, a prefeitura atendeu a diversas solicitações, incluindo a Rua Murici, com serviço de drenagem; Largo da Baiana, com ajuste no escoamento; no Parque São Paulo, com limpeza e desobstrução; e na Rua Madre de Deus, em Itinga, com remoção de árvore caída.
Além disso, quatro manilhas quebradas durante o mau tempo estão sendo substituídas e um buraco causado pelas chuvas na Rua José Carlos de Souza já recebeu a devida recuperação, com a substituição da manilha danificada. A próxima etapa inclui reaterro, compactação e aplicação de novo asfalto.
Paralelo a essas ações, a Avenida Santa Rita, em Itinga, recebeu nova visita técnica de engenheiros para avaliar os alagamentos recorrentes na região, demonstrando o cuidado e atenção do poder público nas ruas. A SEMDESC realizou atendimento emergencial, oferecendo alimentação, água potável, kits de higiene e outros benefícios, como: travesseiros, lençóis, toalhas e produtos de higiene.
“Para dar apoio às equipes, os salva-vidas estiveram integrados às operações, oferecendo apoio adicional”, informou o secretário da SSPLF, Glauber Moraes.
A gestão municipal tem enfrentado as chuvas com organização e agilidade, garantindo respostas rápidas à população. Em tempo que reforça seu compromisso com ações concretas, priorizando a assistência ao munícipe em situação de emergência.
Em caso de emergência, a população pode acionar os órgãos competentes por meio dos canais oficiais de atendimento 199 ou entrar em contato pelo whatsapp (71) 32888628. O vice-prefeito Mateus Reis, e o Chefe de Gabinete, Jonatas Passos, acompanham a ação.
Fonte: https://laurodefreitas.ba.gov.br
Lauro de Freitas, 3 de maio de 2025 — 21:15