
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), deu início nesta quinta-feira (23/5) à segunda etapa do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. Esta fase é voltada para as mulheres que apresentaram imagens inconclusivas nas mamografias realizadas durante o mutirão, que aconteceu entre os dias 12 e 30 de abril, no bairro de Itinga.
Ao todo, 1.114 mulheres foram atendidas na primeira etapa, consolidando um importante avanço nas ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no município. Agora, com o apoio da gestão municipal, 124 mulheres que necessitam de exames complementares serão assistidas e já na manhã desta sexta-feira (23/5) foram encaminhadas, com o devido acolhimento, para o município de Santo Amaro, cidade responsável pela execução da nova fase do programa.
As pacientes estão sendo acompanhadas por representantes da superintendência de Atenção Básica à Saúde. Dois ônibus partiram do Largo do Caranguejo, em Itinga, com parada no Shopping Estrada do Coco, garantindo conforto e segurança durante o deslocamento até o local de atendimento. As mulheres foram divididas em grupos e passarão por avaliação com mastologista, ultrassonografia e, quando necessário, biópsia por punção.
A emoção tomou conta de muitas mulheres que participaram da ação. Marinalva Rodrigues da Silva, 62 anos, uma das pacientes atendidas, que seguiu viagem com o grupo para Santo Amaro, compartilhou sua experiência. “Eu estou saindo daqui muito feliz. Hoje é o meu aniversário. Chorei bastante quando recebi a notícia de que teria que repetir o exame, mas graças a Deus estou saindo daqui feliz, na esperança de poder cuidar da minha saúde da melhor forma.”
O superintendente de Atenção Básica do município, Aderbal Teles, destacou a importância da iniciativa e a articulação da gestão municipal. “Nosso compromisso, sob a liderança da prefeita Débora Regis e da secretária de saúde Elba Brito, é garantir que todas as mulheres tenham acesso ao cuidado necessário, do rastreamento inicial ao diagnóstico definitivo. Essa continuidade no acompanhamento é essencial para salvar vidas”, afirmou.
A SESA informa que, as mulheres que não puderam comparecer nesta sexta, foram orientadas a procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima.
A Prefeitura de Lauro de Freitas segue investindo em ações de promoção da saúde e reafirma seu compromisso com o atendimento humanizado, integral e qualificado, priorizando o bem-estar da população, especialmente das mulheres.