
Em alusão a Campanha do Maio Amarelo, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou nesta segunda-feira (19/5), na Faculdade Unime, um encontro com servidores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e que atuam como motoristas de transporte escolar. A iniciativa teve o intuito de atualizar e conscientizar os profissionais, para reduzir os sinistros de trânsito.
A ação, que contou com cerca de 25 motoristas que fazem roteiro por toda a cidade, abordou sobre direção defensiva e segurança, reforçando o tema da campanha “Desacelere – Seu bem maior é a vida!”.
A subsecretária da SEMOB, Verônica Lemos, presente na palestra, ressaltou que essa ação faz parte de um trabalho que a secretaria vem realizando durante a campanha, e que vem superando as expectativas. “As atividades do Maio Amarelo estão superando o esperado, com respostas positivas de quem participa, e hoje recebemos esses motoristas da rede municipal porque a gente entende que as orientações devem começar de dentro. Nós temos que ser exemplo, principalmente os motoristas que cuidam das nossas crianças”, disse a gestora.
Conduzindo a palestra, a agente de trânsito Carolina Solo, sinalizou a importância de reciclar os motoristas visando a educação para o trânsito e uma direção com segurança. “Nós falamos sobre direção defensiva, e também fizemos uma reciclagem porque todo motorista tem uma função importante, e esses mais ainda porque trabalham com criança”, falou a servidora que trabalha na Coordenação de Educação para o Trânsito da pasta.
Para o motorista José Carlos Ferreira, de 53 anos, essa palestra foi muito importante, principalmente para ele que trabalha com pessoas com deficiência (PCDs). “Essa reciclagem é muito importante para todos nós motoristas, condutor de veículos, de transporte de passageiro. A gente tem que redobrar mais ainda o cuidado, nunca esquecer de fazer a utilização do cinto de segurança, obedecer às sinalizações de trânsito para que possamos fazer um trajeto com segurança e respeitando as normas de trânsito”, falou o motorista que faz o roteiro na região do bairro de Itinga.
Dentro da programação das ações do Maio Amarelo que estão acontecendo durante todo o mês, já aconteceram atividades educativas com cerca de 900 crianças da Rede Pública Municipal de Ensino, além disso, a pasta ainda vai promover panfletagem, e ações em áreas de grande circulação no município, como shopping e supermercados.